Prognósticos Australian Open 2021
Depois de terminar o ténis 2020 com a vitória do russo Daniil Medvedev contra o austríaco Dominic Thiem nas ATP Finals de Londres, a época 2021 começa finalmente com o primeiro Grand Slam do ano. Já tens os teus favoritos no quadro masculino e femenino desta edição? Entra na Luckia.pt para apostar no ténis, seguindo os prognósticos do Australian Open 2021.
Formato do Australian Open
O Australian Open 2021 regressa à cidade de Melbourne por mais um ano. Embora o torneio seja normalmente realizado em meados de Janeiro, este ano será disputado entre os dias 8 e 21 de Fevereiro. Será a 109ª edição do Grand Slam e o primeiro de 2021.
À semelhança dos anos anteriores, o torneio contará com eventos individuais e coletivos, em masculino, feminino e misto. Tanto no quadro masculino como no feminino, a competição terá ausências importantes como Roger Federer, Christian Garín e John Isner de um lado, assim como Kiki Bertens, Madison Keys, Dayana Yastremska e Amanda Anisimova do outro.
Estatísticas Australian Open 2021
Dos quatro Grand Slams que existem, este é sem dúvida o melhor para o sérvio Novak Djokovic, pois é o tenista em ativo com mais títulos do quadro masculino com 8, seguido do suíço Roger Federer com 6, enquanto que o espanhol Rafael Nadal tem apenas 1. Por parte do quadro feminino, a tenista em ativo que tem mais títulos na Austrália é a americana Serena Williams com 7.
Desde 2004, todos os títulos da Austrália no quadro masculino têm sido divididos entre Novak Djokovic e Roger Federer, com exceção de 2005, que foi ganho pelo russo Marat Safin, 2009, que foi ganho pelo Rafael Nadal e 2014, que foi ganho pelo suíço Stanislas Wawrinka.
Quanto ao quadro feminino, desde que Serena Williams ganhou o seu primeiro Grand Slam na Austrália em 2003, repetiu mais 6 vezes, 2 a bielorrussa Victoria Azárenka e depois o resto foi distribuído entre jogadoras de diferentes países, como a japonesa Naomi Osaka, a também americana Sofia Kenin ou a russa Maria Sharápova.
Favoritos Australian Open Quadro Masculino
Como todos os anos, as melhores raquetes do circuito ATP reúnem-se no Melbourne Park com a intenção de chegar à grande final na Rod Laver Arena e destronar o sérvio e último campeão, Novak Djokovic. Seguindo os prognósticos do Australian Open 2021, este são os favoritos:
Novak Djokovic
O nº1 do mundo é sem dúvida o favorito no quadro masculino, pois é muito bom neste tipo de pista e ganhou as 8 finais que disputou na Austrália.
Rafael Nadal
O nº2 do mundo chega forte à Austrália depois de ganhar a final de Roland Garros com uma derrota histórica sobre o Djokovic. Até agora, jogou 5 finais na Austrália, mas só ganhou uma contra Federer. Nas outras 4 perdeu perante o Djokovic, Federer e Wawrinka. Se ganhar o título em Melbourne, ultrapassará Roger Federer com 21 Grand Slams.
Dominic Thiem
O nº 3 do mundo não conseguiu coroar o seu grande 2020 com uma vitória nas ATP Finals de Londres, uma vez que perdeu na final contra o Medvedev. No entanto, conseguiu uma grande reviravolta diante do Zverev para ganhar o US Open. Foi finalista no ano passado na Austrália, mas perdeu em 5 sets para Djokovic.
Daniil Medvedev
O recente vencedor das ATP Finals de Londres e atual nº4 mundial procurará voltar a vencer o Djokovic, Nadal e Thiem como fez no O2 Arena da capital inglesa. A pista dura favorece-o, pois é onde normalmente joga o seu melhor ténis.
Devemos também permanecer atentos à Next Gen de grandes jogadores de ténis que vem depois do Big Three Djokovic-Nadal-Federer. Para além dos já mencionados Thiem e Medvedev, temos de acrescentar outros nomes como Zverev, Tsitsipas e Rublev.
Favoritas Australian Open Quadro Femenino
Tal como no quadro masculino, as melhores raquetes do circuito WTA também estarão em Melbourne. No quadro femenino, tudo está mais aberto e há muitas mais candidatas para conseguir o título. Embora Serena Williams e Victoria Azarenka tenham repetido título nas últimas temporadas, há outras jogadoras que são ainda mais favoritas:
Ashleigh Barty
A australiana joga em casa e é atualmente a nº1 do ranking, o que lhe confere uma certa vantagem sobre o resto dos participantes. Além disso, já tem um Grand Slam graças à vitória em Roland Garros 2019 e também tem 10 títulos WTA.
Simona Halep
A romena e a nº2 mundial e já tem dois Grand Slams graças às suas vitórias em Wimbledon 2018 e Roland Garros 2019. Foi finalista na Austrália em 2018, perdendo para a dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Naomi Osaka
É uma das jogadoras mais em forma do circuito e vem de ganhar o US Open 2020 contra Victoria Azarenka e ganhou em 2019 na Austrália contra Petra Kvitova.
Sofia Kenin
A tenista americana de origem russo é a atual campeã do Australian Open e a nº4 do mundo. Com apenas 22 anos, tentará repetir a final e o título em Melbourne.
Ademais, jogadoras como as acima mencionadas Azarenka e Serena, mais Muguruza, Svitolina, Kvitova, Pliskova, Sabalenka ou Andreescu podem dar a surpresa.
Agora que já conheces os favoritos do primeiro Grand Slam do ano e os prognósticos do Australian Open 2021, entra e aposta na Luckia. Mas lembra-te, sempre com moderação e responsabilidade.